A Taki Ambiental organizou Seminário intitulado "Contribuições da ecologia de paisagens para a consultoria ambiental" que contou com a presença da Dra. Verônica Gomes da Empresa de Pesquisa em Energética (EPE/MME - Governo Federal) e do Dr. Alexandre Uezu do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPê). A Dra. Verônica apresentou os recentes avanços do planejamento energético do país, que atualmente conta com o uso de modernas ferramentas de Ecologia de Paisagens, além de apontar possibilidades de desenvolvimentos futuros, como a inclusão de estudos de planejamento sistemático da conservação, além de uma atuação mais marcante no Planejamento Decenal Energético do país. O prof. Uezu apresentou diversos estudos de consultoria que ele tem participado, apontando diversos avanços na tomada de decisão baseados em estudos de paisagem. Nossa equipe também foi convidade a participar de um outro simpósio, e apresentar o nosso projeto de seleção de áreas prioritárias para restauração na bacia do Rio das Almas (SP). Para maiores detalhes da programação e os resumos das apresentações, favor visitar o website do congresso.
http://www.eventus.com.br/iale2012/
A Taki Ambiental é uma empresa que busca diminuir a distância entre o meio acadêmico e a tomada de decisão nas questões voltadas a conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável.
Saturday, September 29, 2012
Taki Ambiental na Rio+20
Nossa diretora de projetos, a Bióloga Ana Claudia Rocha Braga foi a representante da nossa empresa durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+ 20, que foi realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Ela também participou de um curso organizado pela Universidade de Wageningen e pela FGV-RJ após a Conferência.
TAKi Ambiental participa dos Estudos de Impacto Ambiental da UHE Marabá no Rio Tocantins
A Taki Ambiental foi à empresa responsável pela integração dos dados bióticos nos Estudos de Impacto Ambiental da UHE Marabá. Trata-se de uma parte fundamental dos estudos, uma vez que na maioria dos casos estes são feitos de maneira compartimentalizada nos diferentes grupos taxonômicos, e a integração destas informações é fundamental para o entendimento dos padrões e processos ecológicos ocorrentes na área, e desta maneira, os possíveis impactos ambientais causados pelo empreendimento. Pela primeira vez a nossa empresa também foi responsável pela integração dos dados dos Ecossistemas Aquáticos, e para isso contou com uma série de parceiros, entre eles professores do Departamento de Ecologia da UNESP de Rio Claro. Para a integração destas informações foram utilizadas modernas ferramentas analíticas de estatística espacial, além de um amplo conhecimento biológico dos diferentes grupos taxonômicos.
Projeto de Seleção de Áreas Prioritárias Para Restauração na Mata Atlântica é apresentado em Congresso Internacional
O Projeto de Seleção de Áreas Prioritárias para Restauração, parceria da Taki Ambiental com o Laboratório de Ecologia de Paisagens e Conservação da USP (LEPaC-USP), foi apresentado no ATBC (Association for Tropical Biology and Conservation) na cidade de Bonito, MS. Este projeto, que é vinculado ao trabalho de doutorado do biólogo Leandro Tambosi, visa selecionar áreas prioritárias para a conservação no bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do mundo. O artigo fruto deste projeto já foi submetido para publicação e encontra-se em processo de revisão, e possui o seguinte título: "A framework to optimize biodiversity restoration efforts based on landscape cover and connectivity" por Tambosi, L., Martensen, A.C., Ribeiro, M.C. & Metzger, J.P.. Este é mais um exemplo da forma da Taki Ambiental atuar, diminuindo a distância entre o Meio Acadêmico e a tomada de decisão. Parabéns Leandro!!!
Taki Ambiental executa a coordenação técnica de Projeto para a Criação de Nova Unidade de Conservação na região do Alto Paranapanema

Projeto de Reflorestamento em Guapiara Inicia o seu Terceiro Ano

Subscribe to:
Posts (Atom)